(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Tomasi investe em inteligência artificial para um trânsito mais seguro

06 de outubro de 2023

Câmeras nos caminhões

E os investimentos para tornar a rotina da Tomasi nas estradas mais tranquila não param. Recentemente, a empresa começou a instalar em seus caminhões câmeras internas e externas com tecnologia de inteligência artificial capazes de detectar anomalias no trânsito e riscos que podem causar acidentes.

Toda frota até 2024

De acordo com o diretor executivo, Rodrigo Tomasi, já foram instalados equipamentos em dez veículos e a meta é implantar em toda a frota até o final de 2024. “Inicialmente, priorizamos os rodotrens, que são veículos com maior capacidade de carga e, consequentemente, têm maior risco de se envolver em sinistros”, destaca.

Diferenciais da tecnologia

O empresário destaca os diferenciais da tecnologia embarcada nos equipamentos. “A inteligência artificial identifica cada ação gerada pelo motorista ou pelo trânsito e gera alertas. Por exemplo, se o motorista piscar os olhos repetidamente, mais de três, quatro vezes por segundo, ele recebe uma mensagem automática pela caixa de som da câmera interna, que emite um apito alto, para que descanse, pois a tecnologia identificou evidentes sinais de fadiga”, explica. O sistema também identifica a utilização de celular e o uso de tabaco. “Uma prevenção para evitar que o motorista tenha riscos de acidentes durante o percurso.”

Para salvar vidas!

Já as câmeras externas são fundamentais para uma análise geral do trânsito, identificando anomalias e riscos de acidentes. “São geradas informações referentes à condução do caminhão. Se o motorista estiver muito próximo de outro veículo, por exemplo, a tecnologia sinaliza o motorista e a nossa Torre de Controle. Esse investimento é fundamental para a segurança e a performance dos veículos, pois auxilia a evitar o acidente ou minimizar os riscos. Sem dúvida, uma tecnologia que vem para dar segurança e, principalmente, salvar vidas no trânsito”, salienta.

Rodrigo enfatiza que ter um trânsito mais seguro é o principal objetivo da Tomasi. “Estamos voltados para isso, pois o trânsito é um local de grande risco e o uso de tecnologia de inteligência artificial ajudará muito a sermos, cada vez mais, uma empresa melhor e mais segura.

Seguem imagens das câmeras internas e externas











Trabalhe Conosco
Comercial