(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Tomasi Logística é recomendada com a ISO 39001

27 de maio de 2023

Uma conquista que merece ser celebrada. Após quase um ano do processo de implantação e da auditoria realizada nos dias 22 e 23 de maio pela empresa GCS, a Tomasi Logística, com sede em Lajeado e atuação nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do país, foi recomendada com a ISO 39001. A certificação será entregue durante a Transposul 2023, que ocorre em junho, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

Para a conquista da norma internacional, foram avaliados uma série de documentos, escopo de trabalho, capacitação das pessoas, procedimentos de manutenção da frota e gerenciamento de risco das operações. Segundo o diretor executivo da empresa, Diego Tomasi, a certificação é a comprovação da responsabilidade que a Tomasi Logística tem com a segurança viária, as pessoas e a sustentabilidade dos negócios. “Um momento marcante na história da empresa e em nossa vida, com grande aprendizado em superação de desafios e melhoria contínua”, destaca.

O que muda, na prática?
Conforme o Gerente da Torre de Controle da Tomasi Logística, Adriano J. Silva, a Certificação ISO 39001 representa uma mudança na cultura do trabalho em equipe. “Para trazer segurança para as operações, potencializando o que tem de bom e na solução das oportunidades de melhoria”, explica. Ele acrescenta que “a ISO 39001 representa um marco inovador na melhoria da gestão com sustentabilidade e segurança.”

Pela segurança de todos
A ISO 39001 é uma certificação de nível internacional, tendo como foco principal a segurança viária interna e externa, visando a qualidade de vida do colaborador e de toda a sociedade. “Com isso, buscamos uma sociedade melhor, com mais conscientização sobre os riscos no trânsito e mais qualidade nos procedimentos internos e nos serviços oferecidos pela nossa empresa”, reforça o diretor executivo.

O Projeto da ISO 39001 foi conduzido pela Comissão ISO 39001, que teve à frente os colaboradores Adriano da Silva, Ana Paula Roso e Alexandre Lopes. “Com determinação e habilidade, eles engajaram todo o time em busca desta histórica e importante conquista”, enfatiza Tomasi. O Gerente da Torre de Controle da Tomasi Logística também elogia o trabalho árduo da comissão. “São os mentores nesta busca da melhoria contínua, e que segue no dia a dia nesta etapa de três anos da certificação.”

Programa Segurança Viária
Por meio do planejamento de toda estrutura organizacional da empresa, o Programa de Segurança Viário da Tomasi tem como política: realizar operações de transporte de forma segura e sustentável, assumindo o compromisso com a segurança viária, atendendo os requisitos das partes interessadas e gerando qualidade no atendimento aos clientes e colaboradores da empresa, sempre na busca da melhoria contínua.

O que é a ISO 39001?
A ISO 39001 é uma norma internacional, criada em 2012 e traduzida em 2015 para o português, que estabelece critérios para implementação de Sistemas de Gestão da Segurança Viária. Tem por objetivo reduzir e eliminar mortes e acidentes com lesões graves no trânsito, tanto para transporte de cargas quanto passageiros. A norma é para qualquer empresa que utilize as vias como operação para o seu negócio.

Legenda:
ISO 39001 representa um marco inovador na melhoria da gestão com sustentabilidade e segurança da Tomasi Logística
crédito: divulgação

Simone Wachholz
Jornalista – Estúdio Alfa

Trabalhe Conosco
Comercial