(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Uma empresa com a responsabilidade no seu DNA

17 de novembro de 2021

Ter bons resultados financeiros, com expansão das operações, pode andar paralelamente com o propósito de construir um mundo melhor e mais sustentável. Assim, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são atitudes que, cada vez mais, ajudam na consolidação das empresas. A Tomasi Logística adota esses posicionamentos desde a sua fundação e vem aperfeiçoando os métodos nos últimos anos.

A empresa segue nos seus processos o ESG (Environmental, Social and Governance) para balizar as práticas ambientais, sociais e de governança. Conforme Diego Tomasi, diretor comercial, desde a sua fundação, há mais de 30 anos, a empresa sempre teve a cultura da sustentabilidade. "Os fundadores da Tomasi, Germano e Edi, têm suas origens no interior, onde dependiam da própria plantação para o sustento. Isso gerou a consciência do cuidado com o meio ambiente desde a implantação da empresa", destaca.

Na área ambiental, são adotadas práticas como a utilização de água da chuva para lavagem dos caminhões e uso de veículos com menor gasto de combustível e sistema ARLA, que reduz as emissões de poluentes. Além disso, uma usina de geração de energia solar está instalada na matriz, em Estrela, e gera energia para todas as unidades da Tomasi no Rio Grande do Sul.

Em relação à governança, a empresa sempre trabalhou para o desenvolvimento da profissionalização. "Com o grande crescimento da Tomasi nos últimos anos, este tema tem ainda mais relevância. O desenvolvimento de novos líderes e a profissionalização da gestão fazem parte do nosso dia a dia", afirma o diretor.

Na área social, a Tomasi sempre atuou em ações de desenvolvimento e auxílio. Atualmente, participa do Núcleo de Ação Social (NAS) do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Rio Grande do Sul (SETCERGS). O NAS possui ações estruturadas e auditadas, que geram um trabalho social relevante no estado. Na área social, a Tomasi ainda mantém uma Escola de Formação de Motoristas e abre oportunidades para mulheres e estrangeiros na profissão de motorista de caminhão.

Conforme Diego Tomasi, a empresa entende que faz parte de um ecossistema e ter um plano estratégico é fundamental para que as ações ESG da Tomasi sejam efetivas. "Assim geramos benefícios para todas as pessoas envolvidas, de uma forma ou de outra, com a nossa organização", reforça.



As ações ESG da Tomasi



Ambiental

Usina solar

Veículos com utilização do sistema de Arla para redução das emissões de CO2

Veículos com menor consumo de diesel

Utilização de água da chuva para lavagem dos veículos



Social

Escola de formação de motoristas

Oportunidades para mulheres na profissão de motorista de caminhão

Oportunidades para motoristas estrangeiros

Desenvolvimento interno de novos líderes

NAS - Núcleo de Ação Social



Governança

Código de Ética

Consultores e Auditores de Gestão Corporativa

Canal de Ouvidoria

Governança Corporativa

Uma empresa com a responsabilidade no seu DNA


Trabalhe Conosco
Comercial