(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Tomasi Logística reforça o foco na sustentabilidade por meio do Programa Despoluir

03 de abril de 2021

A Tomasi Logística atua há mais de 30 anos no mercado nacional e sempre apostou na sustentabilidade ambiental como uma forma de contribuir ainda mais com a sociedade. Com os modernos sistemas de rastreamento e monitoramento de toda a frota, aliado ao zelo com a manutenção constante dos caminhões, a empresa gaúcha de operações logísticas garante menores índices de consumo de óleo diesel e emissão de poluentes atmosféricos. Em 2019, para reforçar o compromisso com o meio ambiente, a empresa aderiu ao Programa Ambiental do Transporte - Despoluir, uma iniciativa conjunta da CNT e do SEST/SENAT. 

De acordo com o Gerente da Torre de Controle e Qualidade da empresa, Adriano Silva, a Tomasi Logística sempre buscou alternativas sustentáveis de crescimento e, para aprimorar a sua atuação ambiental e cuidar ainda mais da saúde dos colaboradores e familiares, buscou o auxílio do Programa Despoluir. “O trabalhador do setor é a peça fundamental. Ele se torna um disseminador de boas práticas socioambientais, estimulando um transporte cada vez mais limpo, eficiente e sustentável”, afirma. “Isso garante benefícios para a sociedade e promove a melhoria da qualidade de vida dos transportadores”, reforça. 

Adriano fala sobre as linhas de atuação do Programa Despoluir. Uma das ações de maior destaque é a Avaliação Veicular Ambiental, que mede a emissão de poluentes de veículos movidos a diesel. Essa linha de ação prioriza o bem-estar e a saúde dos trabalhadores do setor de transporte, buscando a melhoria da qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas. A execução do serviço ocorre por meio de unidades móveis que vão até as empresas para aferirem os caminhões. As equipes técnicas das Federações de transporte de passageiros e de carga afiliadas à CNT, com o apoio das Unidades do SEST e do SENAT, utilizam equipamentos como o opacímetro, tacômetro, e um computador portátil com software personalizado, com base em resoluções do Conama e do IBAMA. 

Segundo ele, o objetivo é melhorar a qualidade do ar, sobretudo em áreas urbanas, além de cuidar da própria saúde dos trabalhadores e estimular o uso racional de combustíveis, o que também impacta em economia para a empresa de operações logística e menores custos com transporte para os nossos embarcadores. Por fim, além da avaliação veicular ambiental, o programa segue outras linhas de atuação. Entre essas, Gestão Ambiental; Premiações Ambientais; Tecnologias e Energias Limpas; Divulgação de Informações Ambientais; e ainda um inovador modelo de Educação Ambiental, com a disponibilização de cursos aos caminhoneiros. 

Saiba mais 

Com o intuito de ampliar e promover a performance ambiental do setor transportador e amenizar ou, até mesmo, evitar os impactos ambientais advindos da sua atividade, a CNT, em parceria com o SEST SENAT, criou, há mais de 13 anos, o Programa Ambiental do Transporte - o Despoluir.  Ao longo de sua trajetória, foram mais de três milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos. 

A Tomasi Logística  

A Tomasi Logística possui caminhões com as maiores cubagens do mercado brasileiro. São realizadas em média 1,5 mil viagens por mês. Além da Unidade de Canoas, o empreendimento que iniciou em Lajeado (RS) também possui unidades em Estrela (RS), Passo Fundo (RS), Caxias do Sul, (RS), Itajaí (SC), São Paulo (SP), Itumbiara (GO), Betim (MG), Feira de Santana (BA) e Escada (PE). Com isso, atende as regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil. A empresa é especialista em carga lotação e operações de inbound para grandes indústrias. 


Créditos: Agência Lente M

Trabalhe Conosco
Comercial