(51) 3720-1548    (51) 98242-0272

Diretor da Tomasi Logística palestrou em evento do Tecnovates

27 de junho de 2019

O Tecnovates é um espaço identificado com o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, e cumpre o papel de gerador do empreendedorismo inovador nesta região. Foi criado em 2010, iniciou efetivamente as atividades um ano depois e passou a ter estrutura própria a partir de julho de 2014, com a construção do Complexo em Lajeado, que atua de forma integrada com os governos, empresas e a sociedade, estimulando a formação de novas empresas e auxiliando na criação de novas tecnologias.

No dia 26 de junho, em evento comemorativo aos cinco anos do complexo, a direção do Tecnovates organizou evento com apresentação de painéis sobre o futuro do mercado automobilístico e da logística, com ênfase na inovação de processos em transportadoras. O Diretor Comercial da Tomasi Logística, Diego Tomasi, foi um dos palestrantes.

Ele falou sobre o uso da tecnologia no mercado de transporte de cargas, e explanou sobre os cenários previstos a partir da implantação da chamada “Logística 4.0”. “No passado, as transportadoras de maior destaque eram aquelas com o maior número de caminhões, com a maior frota de veículos. Hoje não. Hoje são aquelas que possuem mais informações, maior rede de contatos e estão mais avançadas na área da tecnologia”, comenta.

O conceito da “Logística 4.0” vem se consolidando nos últimos anos. Em suma, se trata de processos que buscam inserir o máximo possivel de automação e visibilidade nos processos logísticos. Neste cenário, as empresas passam a ser mais produtivas, personalizadas e eficientes.

A “Logística 4.0” é vista como uma evolução da logística tradicional, partindo da necessidade do aumento no investimento em automação, inteligência artificial entre outros. Entre as vantagens previstas com a automação dos serviços, a redução de perdas de mercadorias; a precisão na análise de dados; a redução de custos; e por fim a satisfação do Cliente.

Incubação no Tecnovates

Diego também falou sobre a Hublog. É um aplicativo para celular, tablet e computador que está sendo desenvolvido dentro do próprio Parque Científico e Tecnológico pela equipe de inovação da Tomasi Logística. O objetivo é melhorar o sistema de gestão de cargas dos clientes, por meio de um sistema que utiliza inteligência artificial para conectar os veículos às demandas de carga, além da avaliação em tempo real dos serviços prestados e visibilidade completa de todas as etapas da operação: desde o deslocamento do veículo ao local do embarque até a entrega no cliente final.


Créditos: Agência Lente M Conteúdo

Trabalhe Conosco
Comercial